Som para carros: Seu funcionamento e peças.
Veja o que tem em comum uma viagem programada com antecedência, e a saída para a balada ou até mesmo aquele domingo de sol você a caminho da praia? Ouvindo suas músicas favoritas tocando no som do seu automovel, lógico.
O som para carros passa por vários equipamentos até que possa realmente chegar aos seus ouvidos. Conhecer cada componente do seu sistema de som automotivo é uma das maneiras mais seguras de se ter um som de qualidade, com equipamentos que vão durar e proporcionar bons momentos de lazer.
Primeiramente, tudo começa pelo seu aparelho de auto rádio cd player do painel do carro. Possuem diversos modelos e o mais simples é apenas para reproduzir CD, convencionais ou de mp3 que variam de 20 a 200 músicas - enfim, modelo é o que não falta. A coisa incrementa um pouco mais com os modelos que têm recursos como entrada para pen drive ou tecnologia bluetooth. Nesse caso você pode até mesmo reproduzir músicas a partir de outros aparelhos como celulares e iPod. O player do som do seu carro pode virar uma central de diversão completa com telas, DVD e muito mais.
Montando seu sistema sonoro
Imagine-se no show de sua banda preferida. Feche os olhos e ouça com nitidez cada instrumento, sinta a profundidade sonora e a localização espacial de cada tipo de som. É uma experiência única e é ela que você deve montar dentro do seu carro. Portanto, você precisa se imaginar sentado de frente para o palco enquanto a voz e a música devem vir da frente do carro, e não de trás.
O que nos leva ao segundo grande grupo de equipamentos em seu sistema de Som de carro: os auto falantes, ou falantes. Você sabia que eles não são todos iguais?
Cada tipo tem suas características e funções:
- Coaxial: composto por dois falantes em uma mesma peça - para graves (woofer) e para agudos (tweeter) -, tem tamanho que varia de 3″ a 6×9″ e já com a borda de borracha. Atualmente temos coaxiais profissionais de 12″ e 15″, mas ao invés de tweeter temos uma corneta.
- FullRange: não é uma boa solução técnica, pois não existe falante que consiga reproduzir toda a faixa de frequência audível (20 a 20KHz) ao mesmo tempo. São confeccionados em papel e com borda rígida com tamanhos de 3″ a 6″. Também existem aqueles com difusor de agudos, um cone menor no centro do falante com o objetivo de reproduzir melhor as altas frequências.
- Triaxiais e Quadriaixiais: têm três e quatro falantes numa mesma peça para a reprodução de sons graves, médios e agudos. É uma opção barata para substituir um kit composto por falantes separados. Nesse tipo, cada falante é produzido para funcionar melhor em cada faixa de frequência, otimizando o conjunto (woofer para graves, mid-range para médios, tweeter para agudos e super-tweeter para “super-agudos” (agudos próximos a 12KHz)). Seu tamanho varia de 5″ a 6×9″.
- Subwoofers: falantes específicos para reproduzir sons muito graves abaixo de 120Hz. Seu tamanho varia de 8″ a 21″. São pesados e por isso é necessário muita potência para fazê-los funcionar, de 100W a 1500W RMS.
- Woofer: muito parecido com o subwoofer, sendo a principal diferença a faixa de frequência trabalhada, em torno de 100Hz a 1KHz. Possui borda rígida e seu tamanho varia de 5″ a 18″.
- Cornetas: para reprodução de frequências médias a agudas. Ele é composto por cone de plástico ou metal que pode ser separado de seu corpo principal.
- MidBass: especificamente projetada para reproduzir frequência média-grave, em torno de 100Hz a 5KHz. Possui borda de borracha para melhor reprodução das frequências graves, parecido com o Subwoofer. Tamanho entre 5″ a 8″.
- MidRange: para frequências médias de 200Hz a 5KHz que pertence a praticamente todos os instrumentos musicais. Geralmente de 3″ a 4″.
- Tweeter: para as frequências agudas de 2kHz a 20kHz. São bem pequenos, entre 0,5″ e 3″, e confeccionados em diversos tipos de material, como papel alumínio, cristal, derivados do plástico, niobium, neodímio, titânio etc
Sobre a potência
Ao escolher os falantes para seu sistema de Som para carro fique de olho na potência indicada sem, é claro, se iludir com os números exagerados dos fabricantes. Potência medida em PMPO (que é a potência suportada por um pico de tensão com duração de milésimos de segundo) não é confiável, pois não existe até hoje padrão confiável para essa medida. O valor mais confiável é a potência RMS, a potência real dos falantes. Com esse valor você pode comparar os falantes do mercado.
A potência RMS indica a máxima potência que o falante suporta desde que esteja reproduzindo a faixa de frequência para a qual ele foi fabricado, isto é, a potência que ele suporta ao funcionar por bastante tempo reproduzindo uma música.
Instalação, eis a questão
Mesmo que vá montar o som numa loja especializada, você deve ficar atento a uma figura importante: o montador. Procure por empresas especializadas (nada de “fundo de quintal” ou “amigo do amigo”) e, além disso, informe-se com clientes do montador sobre seu trabalho, rapidez e responsabilidade. Alguns sistemas de som automotivo precisam de um investimento mais “sério” em equipamentos. Vale a pena deixar seu investimento na mão de qualquer um? Claro que não.
Escolhido o profissional, fique atento ao projeto montado. Via de regra, temos dois grandes tipos de projetos:
- Os kits que você já compra prontos, compostos por quatro coaxiais ou triaxiais. Estes podem ser ligados diretamente do player com um funcionamento satisfatório.
- Quem comprar as peças separadas (Subwoofer, MidBass, MidRange e Tweeter), para obter mais “pressão” no som, ou seja, mais potência, vai precisar investir em amplificadores. A instalação nesses casos não é feita diretamente no player. Isso porque cada falante é fabricado para reproduzir certa faixa de frequência. Para isso é preciso utilizar um equipamento chamado “crossover”: ele “pega” a música com frequência de 20Hz a 20kHz e a divide em 2 ou 3 canais com faixas de frequências diferentes, uma para cada falante. Esta peça é fundamental para proporcionar melhor definição sonora.
Prestando atenção nesses detalhes, escolhendo equipamentos de fabricantes reconhecidos e profissionais especializados, o seu Som para carro tem tudo para te relaxar e divertir durante horas no trânsito!
Article Source: i2 Article Directory (www.i2articledirectory.info)